O Universo Benfiquista – A quinta dimensão


Nós já sabíamos que a o Benfica possuía uma capacidade incrível de criar histórias dignas de Alfred Hitchcock.. ou mesmo, esticando a corda, Universos Alternativos como Isaac Asimov. Juntamente com estes grandes criadores, está um talento desperdiçado, onde se insere Carlos Janela, capaz das histórias mais imaginárias e fantásticas de que há memória no futebol Português. A esta personagem, alia-se um imberbe blogger, capaz de prostituir imagens(e não só), alterando-as ao fixando só específicos frames, para as vender ao incauto habitante do Universo Benfiquista, como verdades absolutas e indiscutível. 
 
Ora, se isto fosse somente um produto de ficção, seria algo interessante, curioso, divertido até, mas não, isto é a realidade em que os habitantes do Universo Benfiquista vivem(Nota: São aqueles que comem gelados com a testa, que não pensam, que debitam o que lhes é enviado.. sejam membros de um painel num canal qualquer, ou simples adepto). Esta realidade não passa de pura fabricação, pura deturpação da realidade, puro manuseamento ilícito de factos… por outras palavras… pura mentira. 
 
Recapitulemos alguns exemplos recentes: 

– O fora de jogo do Benfica – Braga aos 71 minutos. 
– As diversas faltas não cometidas por Eliseu, Pizzi, André Almeida, Jonas e Samaris 

– Samaris ter sido mal suspenso e o mata-leão não ser motivo para vermelho 
– As imagens e gifs com frames parados em momentos específicos que contam histórias diferentes 
– As imagens com frames alterados 
– O Branquear de faltas e ou erros dos padres com imagens descoordenadas 
– O Branquear e a mentira sobre a diferença de regulamentos entre o Diabo De Gaia e a agressão ao arbitro assistente. 

– As listas de clubes corruptos  

– A UEFA ser anti-Benfica 

– A falta de claques e o não apoio às mesmas 
– A inexistência de cartilhas e outras formas de controlo de massas 
– A demissão se não tiverem 300.000 sócios 
– A espinha dorsal da seleção 
– Obviamente.. o “Benfica Europeu” 
 

Para tentarem perceber a gravidade da situação, todas estas criaçõezinhas são habilmente propagadas em canais privados e exclusivos a pessoas escolhidas por eles, obviamente a dedo, provavelmente incautas ou que propagam essas ficções – leia-se mentiras – sem se dignarem a fazer o que qualquer jornalista DEVE fazer, que é o fact checking. Isto resulta muitas vezes em notícias que rapidamente se transformam em não-notícias e mãos cheias de nada. Como dizia ontem o “cartilhero-não-cartilheiro” Gobern.. a história do Pedro e do Lobo(mais um belo exemplo de ficção), aplica-se aqui. Tantas vezes gritam “Lobo!” e mais tarde retiram o tweet, que um dia, quando de facto precisarem, irão ser apanhados com as calças na mão. 

Esta jornada, pós-jogo, vieram falar de faltas e sandwiches de Grimaldo(poupem-nos a tamanha indigestão!!),  a penalties criados à boa laia Benfiquista… e para rematar.. os belos títulos “Benfica Dominou Dragão”.. quando TODAS as estatísticas em TODOS os canais diziam que o domínio do Benfica, foi afinal muito inferior ao Porto.. e muito.. mas muito inferior ao “domínio” do Aves. 
 
Isto é só um cheirinho do que a propaganda da mentira da máquina benfiquista é capaz. Há quem diga que isto não é mentira.. e vamos supor que afinal não é… então só pode mesmo ser produto de pequenas linhas formadas à laia das portas 18 deste país, pois nem Isaac Asimov nem Alfred HItchcock deturpariam a verdade de tal forma.  
 
Esta deturpação, está ao nível de Kellyanne Conway, que vive num mundo só seu, cheia das suas fake news, dos seus factos alternativos.. e claro.. das suas.. meias-verdades. 
 
Caro Benfica, nós não comemos gelados com a testa e não acreditamos em vocês. Como tal, vocês irão ser desmascarados, expostos, colocados a nú e envergonhados em praça pública. Nada irá parar isto a avalanche já tomou proporções catastróficas.